Cartões de crédito são o principal método de pagamento para
compras online, atingindo mais de 70% das vendas no Brasil. Uma das principais
vantagens é que os cartões são práticos: você obter uma imediata aprovação, sem
ter de ir para os bancos, e você também pode pagar em parcelas.
Cartões de crédito funcionam de forma diferente em cada
país, e no Brasil não é diferente. Nós vamos cobrir o jeito Brasileiro de fazer
negócios on-line em outro post, mas aqui eu gostaria de ressaltar alguns
segredos que até mesmo a maioria dos moradores não são de conhecimento.
1. Seu nome não conta
Você já reparou que os sites pedem o nome do portador do
cartão? Bem, essa informação é inútil. O nome não é verificado. Alguns
comerciantes verifique se o pacote do destinatário é o titular do cartão, que
deixa de existir. No Brasil (e também em outros países) não há nenhuma
validação automática do nome do portador do cartão.
Eu já vi muitas compras estão sendo feitas para Chuck Norris
ou Luke Skywalker, onde o pagamento foi aprovado. (Alguns argumentam que se o
titular do cartão é Chuck Norris em seguida, o pagamento sempre será aprovado,
mas não vou entrar nessa!)
É claro que eu não recomendo você fazer isso, porque se o
comerciante não verificar, o seu pedido será realizada a revisão ou até mesmo
cancelado.
2. O seu número de identificação fiscal
Solicitando uma pessoa de identificação fiscal (ou CPF como
é chamada) é muito comum aqui, ao contrário de nós. Comerciantes de uso para a
geração de faturas e de execução de crédito, verificações de fraudes. O que a
maioria das pessoas não sabe é que, assim como o nome, o CPF não é verificada.
Não há nenhuma maneira de dizer que um cartão de pertencer a um determinado
CPF.
3. Cartão de crédito ainda é o caminho mais seguro para comprar on-line
Sim, o cartão pode ser roubado, copiado e utilizado para
fraudes. Mas não é culpa sua que o site era falso ou que o comerciante não era
capaz de se proteger de invasores. Você está protegido contra cobranças
indevidas. Se o seu cartão foi usado para fraudes, você pode simplesmente ligar
para o banco e pedir um reembolso.
Outros métodos de pagamento funcionam de forma diferente. Se
você pagar um falso Boleto você não pode ir para o banco e pedir o seu dinheiro
de volta. Você tem que lutar em tribunal, o que é consideravelmente mais do que
uma chamada para o banco.
Eu pessoalmente não consigo atualizar o boleto diretamente
pelo meu aplicativo do Itaú, o banco tem recorrência de problemas com as
plataformas digitais. O Brasil ainda está entrando nessa onda de utilizações
móveis, mas estão evoluindo e logo acredito que se tornará mais simples.
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